O curso visa proporcionar aos participantes um aprofundamento e especialização na área da docência do Ensino Superior, visando à formação para a percepção e o desenvolvimento do conhecimento e habilidades necessário na reflexão crítica na educação superior.

OBJETIVO

            Qualificar e ampliar as competências e aptidões dos profissionais, referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas, licenciados ou não, com ou sem experiência, que já atuam ou pretendem atuar como docentes em cursos superiores, tendo em vista os desafios impostos pela atual sociedade contemporânea, globalizada e em rede mundial. Objetiva-se a atualização de conteúdos, vivências de práticas educacionais e pesquisas científicas na área;

PÚBLICO-ALVO

            Graduados que almejem adquirir conhecimentos gerais na docência de ensino superior.

ESTRUTURA CURRICULAR – 360h

1. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica – Carga Horária: 40 horas

Ementa: Pressupostos da pesquisa. Fichamentos. Utilização de instrumentais. Elaboração de relatórios. Estrutura e organização de relatório. Regras oficiais acadêmicas. Trabalho científico. Monografia.

2. Disciplina: Planejamento Educacional – Carga Horária: 40 horas

Ementa: Principais elementos para desenvolver conhecimentos, habilidades e interesse no que se refere ao planejamento educacional.

3. Disciplina: Organização Escolar e as Tecnologias Educacionais – Carga Horária: 40 horas

Ementa: Sociedade do conhecimento. Tecnologias na educação. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção, leitura e escrita. Desenvolvimento humano e a internet. Formação de Professores: Diferentes Abordagens Pedagógicas.

4. Disciplina: Psicologia, Educação e as Novas Tecnologias – Carga Horária: 40 horas

Ementa: Conceito de Psicologia. Os principais campos de atuação da Psicologia moderna, apresentando como ela pode e deve ser aplicada à educação. A utilização das novas tecnologias na educação associadas à psicologia.

5. Disciplina: Concepções Educacionais e Currículos – Carga Horária: 40 horas

Ementa: Conceituação, funções, elementos componentes. Currículo e desenvolvimento social; Concepções e etapas; Implementação e avaliação de currículo; Adequação curricular nas vertentes da temporalidade e contexto social; Agentes da ação curricular; Currículo oculto; Elaboração de programas curriculares; Reconstrução do conhecimento experiência e mundo - Parâmetros mínimos necessários PCN'S.; Concepções de educação e seus autores.

6. Disciplina: Métodos e Técnicas no Uso das Novas Tecnologias – Carga Horária: 40 horas

Ementa: Conhecendo a origem da palavra Tecnologia; Métodos e técnicas de Ensino; Práticas Avaliativas no uso de novas tecnologias; Materiais impressos, os livros, enciclopédias, apostilas e cadernos: recursos dominantes; Recursos visuais e auditivos; Recursos audiovisuais; Tecnologia na Educação x Tecnologia da Educação: diferenças e semelhanças; O uso do computador como tecnologia; O uso do computador como tecnologia; Relacionamento entre O uso de Tecnologia e os Problemas da Aprendizagem; O aluno com dificuldade no processo de aprendizagem; Aulas preparadas para um ambiente tecnológico; Papel do Professor frente às novas tecnologias; Material impresso: a tecnologia dominante; O universo da comunicação audiovisual; O Rádio como instrumento educativo; Internet: A rede que abraça todo o planeta; Televisão + Vídeo + Internet = YOUTUBE; O computador e o software educativo; Paradigmas da educação; Hipertexto sua origem da palavra.

7. Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino Superior – Carga Horária: 40 horas

Ementa:O Papel Social e Educacional da Didática. Perspectivas teóricas e práticas da Didática. O Professor e seu trabalho. O Planejamento Escolar. A Organização e o Desenvolvimento do Processo ensino-aprendizagem: os planos de aula e os programas de aprendizagem. Os objetivos de ensino, os conteúdos escolares as estratégias de ensino-aprendizagem. As interações em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos.

8. Disciplina: Legislação da Educação - Carga Horária: 40 horas

Ementa: Legislação Federal; A educação na ordem constitucional brasileira. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A estrutura curricular didática e administrativa da Educação Básica; Os Parâmetros curriculares nacionais. As políticas de desenvolvimento e financiamento da educação. A formação dos profissionais da educação. A função social da escola e o papel do educador. Impasses e perspectivas das políticas públicas atuais em relação à educação.

9. Disciplina: Introdução aos Estudos de Educação à Distância – Carga Horária: 40 horas

Ementa: Histórico da EAD; LDB e EAD; Objetivos e Metas da EAD; Visão de Educação e Visão de educador; o perfil do educador de EAD; Metodologias educacionais em ambientes de aprendizagem; Avaliação em EAD; recursos educacionais.

DETALHES DO CURSO

Duração: 10 meses.

Carga horária: 360 horas.

Requisitos: Curso Superior Completo.

Certificado: os ceritifcados serão emitidos pela FACULDADE DE CARIACICA, com validade em todo o território nacional.

Investimento:

Matrícula de R$ 200,00

Valor do curso:

R$ 2.988,00 em 36 x de R$ 83,00;

R$ 1.600,00 em 10 x de R$ 160,00;

R$ 1.494,00 à vista.

Social