A FACULDADE DE CARIACICA, por meio da mantenedora Uniest Educacional Centro - Leste S/C Ltda, foi formalizada em 17 de abril de 2000 e a autorização para funcionamento veio no ano seguinte, no dia 13 de maio, por meio de Portaria Ministerial nº 1.013, datada de 13 de maio de 2001. Em 22 de maio daquele mesmo ano saiu a publicação no Diário Oficial, registrando a Faculdade.

O programa inicial dos cursos foi desenvolvido pelos primeiros sócios da Uniest Educacional Centro Leste S/C Ltda, a família Olivier, professores nas áreas de formação de Administração e Engenharia Elétrica, em conjunto com outros mestres e doutores de notório saber.  A primeira sede foi instalada em um prédio na avenida Brasil, em Jardim América, Cariacica, ao lado do estádio da Desportiva, em um ponto estratégico, elo de ligação dos municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica. 

Em vários momentos a história da Faculdade de Cariacica se destacou pelo seu pioneirismo. Para começar, a Uniest lançou o primeiro curso de Engenharia Elétrica (com  ênfase em  Telecomunicações e Eletrônica) de uma faculdade particular no estado. As primeiras duas turmas foram formadas em 2001/2.

Logo após a abertura, o curso de Engenharia Elétrica chegou a contar com mais de 1.000 alunos, na maioria deles técnicos que ocupavam cargos de administração e gerência da Companhia Vale do Rio Doce e que buscaram uma qualificação.

Também mostrando ser pioneira, abriu o segundo curso de Administração do município de Cariacica, bem como, Design de Moda e de Produtos,  Economia, e Ciências Contábeis. Outros três cursos ainda foram autorizados e reconhecidos pelo MEC, mas não vieram a entrar em operação, são eles: Direito, Controle de Automação e Engenharia da Computação.

Posteriormente, em 2003, implantou no município uma proposta de ensino que aproximasse o saber produzido na academia, com o fazer do mundo empresarial, ao associar profissionais com larga experiência na gestão de empresas. Montando assim, as bases para consolidar o seu foco que  permanece até os dias atuais: aliar o que se aprende em sala de aula, com a aplicação do saber no mercado de trabalho. Depois a Faculdade de Cariacica se mudou para o bairro de Vera Cruz, em parceria com o colégio Darwin, por onde ficou por quase 10 anos.

Até que em 2013 se instalou em um prédio exclusivo para a Faculdade, composto por 7 andares, em Santana. No local, onde foram feitas diversas melhorias, funcionva o colégio Castro Alves, referência de ensino em todo o município de Cariacica. Na região, extremamente carente de Educação Superior, a Faculdade Uniest segue com  o desafio de fazer a diferença na vida de muito dos moradores de sua área de influência formada pela região 2, com 23 bairros,  mais os municípios limítrofes como Viana, Vitória, Vila Velha e Serra e outros como a região serrana de Domingos Martins e as Santas, Maria e Leopoldina.

Motivada pela busca da excelência no ensino e focada no desenvolvimento da região em que se encontra localizada, a Faculdade de Cariacica assumiu a missão de atender a demanda por cursos de excelência para um público carente de oportunidades e recursos, porém movidos pelo desejo de alcançar seus objetivos com princípios éticos e formação superior.

 

Uniest, ensino avançado perto de você!

 

Social