Equipamento Auxilia Deficientes Visuais

27 DE FEVEREIRO DE 2018    0 comentário       247 visualizações

 

Equipamento Auxilia Deficientes Visuais

Um totem digital para auxiliar o embarque de deficientes visuais em pontos de ônibus urbanos, este foi o projeto desenvolvido pelo aluno Thiago de Amorim Gomes, que colou grau recentemente, em seu trabalho de conclusão de curso de Engenharia Elétrica na Faculdade Uniest. Thiago realizou um sonho antigo e se tornou o primeiro de sua família a concluir a graduação, intercalando uma vida pessoal intensa com troca de trabalho, dedicação para a esposa e filho. Veja abaixo a entrevista com o Thiago, que agora registra a patente do equipamento para, depois, apresentar aos órgãos públicos para análise e, quem sabe, a implementação.

Parabéns Thiago!!

Uniest: Além da parte teórico de seu trabalho, você produziu um protótipo, como funciona?

Thiago: O aparelho conta com um painel de LED na parte superior, que indica qual linha o deficiente visual quer embarcar e um teclado braile no centro, onde ele fará a digitação. O intuito é de que o dispositivo seja instalado em pontos de ônibus e os motoristas poderão visualizar o painel em uma longa distância, antes mesmo de chegar ao ponto.

Uniest: Qual tipo de tecnologia foi utilizado para chegar ao equipamento?

Thiago: O dispositivo eletrônico que contribui para o processo de inclusão social é baseado na Plataforma Arduíno, que possui software e hardwares livres, proporcionando um baixo custo, além de simplicidade no desenvolvimento e fácil adaptação. Para chegar no equipamento, foram utilizados princípios de eletrônica básica e digital, microcontroladores, Linguagem de programação, Plataforma arduinoe matriz de Leds.

Uniest: Qual a importância de seu trabalho para a sociedade?

Thiago: A proposta se mostra inovadora devido a ausência de dispositivos semelhantes no mercado. Se para a grande maioria da população o transporte é ruim, a situação é ainda pior para a locomoção dos deficientes. Este trabalho demostra o potencial que a engenharia tem em fornecer melhorias para a sociedade, em especial os deficientes visuais.

 

 

Uniest, ensino avançado perto de você.

 

 

Social